top of page

Fisiculturismo: A evolução da arte de esculpir o próprio corpo

  • Beatriz Gob
  • 29 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

O fisiculturismo vem ganhando visibilidade na mídia graça ao seu poder de modificar corpos e estilos de vida. A modalidade se deu através dos gregos que já levantavam pesos e praticavam exercícios musculares para obter um maior condicionamento físico, o que era de extrema importância, pois além de serem atletas, eles combatiam na guerra.

Eugen Sandow, de origem Alemã, atleta de circo, foi quem deu início ao fisiculturismo sendo considerado no ano de 1890 um dos homens mais fortes e exibicionistas do mundo. Seu corpo era invejável e tinha uma musculatura que deixava todos que o assistiam impressionados. Sandow, por ser o pioneiro na modalidade, realizou o primeiro evento que aconteceu em Londres, chamado "The Great Competition" ( A Grande Competição).

Com o passar dos anos, o fisiculturismo evoluiu. Nasce a NABBA (Associação Nacional de Body Builder Amador) que criou o evento Mr. Universo, em 1948, que acontecia anualmente para competição de corpos "esculpidos", sendo a NABBA considerada a representante mais antiga do fisiculturismo mundial.

Com a repercussão que se deu nos anos seguintes, em 1965, foi criado o evento de atletas Mr.Olympia, atualmente o maior evento de fisiculturismo da história. Dele, nasceu a "lenda" do fisiculturismo, o austríaco Arnold Schwarzenegger que, além de ser campeão sete vezes, ajudou de certa forma a dar visibilidade ao evento.

Os atletas que competem na modalidade atualmente não buscam mais o corpo ideal como os de antigamente. Essa geração atual foi denominada "Era Freak" (Era da Aberração), pois muitos corpos viraram verdadeiras aberrações.

"Independentemente das diferenças entre as gerações, um fato é universal para todos estes fisiculturistas de elite ou Ícones; eles têm se dedicado completamente para alcançar a excelência física", afirma o nutricionista Reinaldo José Ferreira em seu artigo no blog Suplementação e Saúde.


 
 
 

Comments


bottom of page