Academia para gestantes
- Marisla Mendes
- 19 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Que gravidez não é doença, disso todos já sabem. Porém é comum o espanto de muitos quando se deparam de com fotos e vídeos de grávidas nas academias. Pode não parecer, mas muitas mulheres não mudam seus hábitos por estarem grávidas: no trabalho, em casa e na academia. A prática exercícios físicos é benéfico para a saúde e na gravidez, não seria diferente, entre famosas, por exemplo, esse hábito tem se tornando comum.
Os exercícios trazem benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, já que melhoram o condicionamento cardiovascular e o sistema respiratório. Ajudando também a controlar o inevitável aumento de peso e a diminuir aquele inchaço que causa tanto desconforto. Um dos mais indicados é a hidroginástica. “Na água, elas não sentem o peso da barriga, o que aumenta a segurança para praticar exercícios”, afirma a professora de Educação Física Luciana Flor, na matéria do site GNT . Outros exercícios como caminhada, Yoga e o Pilates também são muito indicados, já que treinos moderados ficam melhores quando conciliados com exercícios aeróbicos.
“Na musculação é possível trabalhar cada grupamento muscular de forma segura. Gestantes que nunca praticaram exercícios devem começar aos poucos com 15, 20 minutos, avançando aos poucos”, explica Luciana Flor. Um fator importante é saber que cada um reage de uma forma e a gestante deve estar sempre atenta a suas restrições ou limitações. Ela jamais deve começar a praticar qualquer tipo de exercício físico sem antes conversar com um médico e saber se tem restrições como o risco de um parto prematuro, se a placenta estiver baixa, sangramentos fortes, entres outros.
“Se ela já pratica esportes, pode manter o mesmo ritmo até o oitavo mês de gravidez. Essa mulher e a que nunca se exercitou precisam sempre ter um acompanhamento médico” explica o fisioterapeuta Bruno Andrade em entrevista ao portal GNT. Assim, não importa tanto qual é o nível de experiência da gestante em academias, o fato é que ter acompanhamento de um especialista é fundamental para orientá-las sobre como lidar com os exercícios durante a gestação, sem que isto prejudique o bebê.
É recomendado diminuir a carga e aumentar as repetições, já que o real objetivo é manter o tônus e não aumentar massa muscular. Deve-se atentar também a respiração, para que a gestante consiga fazer todo treino sem perder o fôlego (pois com o bebê seu corpo fica com menos oxigênio). Com o crescimento da barriga, é importante também ter cuidado também com a postura ao praticar as atividades.
Praticar exercícios físicos durante a gravidez é a melhor maneira de manter o corpo em forma, com saúde, além de facilitar a perda de peso após o parto. Lembrando que, nesse período da vida mulher, a estética não deve ser o foco, mas é possível juntar o útil ao agradável.
Comments